O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

domingo, setembro 04, 2005

Luis Sepúlveda e Mario Delgado Aparaín apresentam em Portugal "Os Piores Contos dos Irmãos Grim"




O popular escritor chileno Luis Sepúlveda vai estar em Portugal de 19 a 23 de Setembro para apresentar a obra “Os Piores Contos dos Irmãos Grim” (Edições ASA), escrito em parceria com o uruguaio Mario Delgado Aparaín, que também se desloca ao nosso país.
A dupla de escritores vai estar a 19 de Setembro na Bertrand do Fórum Madeira (17h00) e no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal (19h30).
A 20 de Setembro Sepúlveda e Aparaín marcam presença no Porto na livraria Bertrand do centro Comercial Dolce Vita Antas, com uma sessão às 18h30. No dia seguinte, à mesma hora, a dupla passa na Bertrand do Dolce Vita de Coimbra.
Os dois últimos dias desta mini-digressão são passados em Lisboa. A 22 há uma sessão, às 18h30, na Bertrand do Vasco da Gama, e no dia seguinte, à mesma hora, o encontro com os leitores está marcado para o Corte Inglés.
Os Irmãos Grim são dois poetas populares que no início do século XX andaram pela Patagónia, no extremo sul da América do Sul. Mas, ao contrário do êxito que esperavam alcançar, apenas conseguiam irritar o público que se dignava a ir ver as suas sessões.
A história destes dois trovadores – que várias vezes levavam o público a arremessar objectos para o palco - é contada. Com muito humor, num misto de ficção e realidade.
Luis Sepúlveda é um dos mais populares autores estrangeiros em Portugal, país que visita regularmente. Na sua obra destacam-se “Mundo no Fim do Mundo”, “Patagónia Express”, “O Velho que Lia Romances de Amor” ou “História de Uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar”.
Aparaín – que tem editado em Portugal, pela ASA, “A Balada de Johnny Sosa”, um conto em “Histórias do Mar” e “Os Territórios do Amor” – nasceu no Uruguai em 1949 e é também professor e jornalista. Romancista e contista já viu a sua obra premiada em diversos países europeus. Em 2001 ganhou o Prémio Instituto Cervantes do concurso Juan Rulfo, da Radio France Internacional e Centro Cultural do México com o conto “Terribles Ojos Verdes”.