O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

domingo, setembro 04, 2005

Laurent Gaudé apresenta em Lisboa "O Sol dos Scorta"




O conceituado escritor francês Laurent Gaudé, vencedor do Prémio Goncourt 2004, vai estar em Lisboa no dia 26 de Setembro para apresentar “O Sol dos Scorta” (Edições ASA). Este é precisamente o romance com o qual o autor venceu o Goncourt, considerado o mais importante prémio literário francês.
A sessão, apresentada por Marcelo Rebelo de Sousa, vai ter lugar às 18h30 no Instituto Franco-Portugais, na Avenida Luís Bívar.
Gaudé já viu editado em Portugal, também pela ASA, o seu romance anterior, “A Morte do Rei Tsongor”, distinguido em França com o Goncourt dês Lycéens 2002 e com o Prémio dos Livreiros 2003.
No seu novo romance, Gaudé conta-nos a história dos Scorta, uma família italiana que “nasceu” em 1870 na pequena localidade de Montepuccio (no sul de Itália), fruto de um erro e talvez por isso sempre marcada pelo infortúnio.
Depois de ter passado quinze anos na prisão, Luciano Mascalzone regressa a Montepuccio. Luciano procura Filomena Biscotti, uma mulher que desde a juventude deseja profundamente. No entanto, quando chega a casa dela encontra a irmã mais nova desta mas confunde-as. Assim, sem saber que Filomena morrera, acaba por violar Immacolata. Luciano, tal como previra, é espancada até à morte pelos habitantes da aldeia, mas morre satisfeito pois pensa ter possuído Filomena. Do seu engano nasce um filho, o primeiro da linhagem dos Scorta, uma família amaldiçoada cujos membros, ao longo de gerações e até à actualidade, ultrapassam diversas vezes os limites da lei. Os Scorta desenvolvem com os aldeões de Montepuccio uma relação, recíproca, de amor-ódio. Acabam por se tornar, como fortemente o desejam, uma família respeitada, mas pagam um preço muito caro.