O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

domingo, setembro 11, 2005

Reedição de “A Campanha do Argus” recorda a pesca do bacalhau


“A Campanha do Argus – Uma História da Pesca do Bacalhau”, de Alan Villiers, conhece nova edição, desta vez com chancela da Cavalo de Ferro. O álbum de 384 páginas e profusamente ilustrado com fotografias custa 25 euros e tem introdução de Álvaro Garrido, director do Museu Marítimo de Ílhavo, historiador e docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Este livro, assinado por um oficial da Armada australiana, é considerado um clássico da literatura marítima mundial. Alan Villiers, que trabalhou diversas vezes para a National Geographic em assuntos do mar no pós-II Guerra Mundial, escreveu uma narrativa de viagem do Argus, um dos mais belos veleiros da frota bacalhoeira portuguesa.
A convite de Pedro Teotónio Pereira, embaixador português em Washington, embarcou com os pescadores portugueses na Primavera de 1950. Ao longo de cinco meses registou a dureza da “faina maior” para a documentar. Da viagem única que fez, de Lisboa aos bancos de pesca da Terra Nova, Villiers compôs um tríptico: um livro (com edição original em inglês, em 1951, e tradução portuguesa meses depois), um filme e um álbum de fotografias. A projecção internacional do livro foi tal que teve tradução em mais de uma dezena de línguas.
A Cavalo de Ferro decidiu agora reeditar a obra com um preâmbulo contextualizador ilustrado com belas imagens e partindo de uma nova tradução do original.
“The Quest of The Schooner Argus” (título original) foi uma obra bastante divulgada no estrangeiro, mercê dos esforços do aparelho de propaganda salazarista.
Alan John Villiers nasceu em Melbourne, na Austrália, em 1903. Oficial de Marinha e repórter de temas marítimos, tornou-se famoso pelos seus trabalhos para a revista da National Geographic e diversos jornais australianos e britânicos. Realizou filmes documentais e escreveu mais de uma dezena de crónicas de viagens marítimas. Editados na Grã-Bretanha e nos EUA, os seus livros conheceram traduções em diversas línguas. Em 1951 deu a conhecer ao mundo a pesca do bacalhau por homens e navios portugueses.
Alan Villiers faleceu em Oxford em 1982.