O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

quarta-feira, setembro 07, 2005

Finalistas do Prémio Goncourt



O Júri do Prémio Goncourt, o mais importante galardão literário francês, revelou a 6 de Setembro a primeira selecção de concorrentes tendo em conta a atribuição que será feita a 3 de Novembro. A 4 e 25 de Outubro serão reveladas, respectivamente, a segunda e terceira lista de finalistas.

Neste momento os concorrentes são Olivier Adam "Falaises";Vassilis Alexakis,"Je t'oublierai tous les jours"; Pierre Assouline,"Lutetia" ; Patrick Besson,"Saint-Sépulcre!" ; Nina Bouraoui,"Mes mauvaises pensées"; Sylvie Germain,"Magnus" ; Michel Houellebecq,"La possibilité d'une île" ; Hédi Kaddour, "Waltenberg" ; Yasmina Khadra, "L'attentat" ; Jean-Pierre Milovanoff, "Le pays des vivants"; Franck Pavloff, "Le pont de Ran-Mositar" ; François Taillandier, "Option paradis" ; Jean-Philippe Toussaint, "Fuir".

Michel Houllebecq, com « La Possibilité d’une Ille », é desde já apontado como o grande favorito e chegou a falar-se na antecipação da divulgação do premiado para evitar que outro prémio distinguisse primeiro esta obra.

O romance, que foi lançado a 31 de Agosto passado, já ultrapassou os 210 mil exemplares vendidos na Europa, bem acima das expectativas, depois de já ter provocado alguma polémica entre a crítica especializada quanto ao seu real valor.
O vencedor da edição do ano passado foi Laurent Gaudé com "O Sol dos Scorta".