O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

quarta-feira, setembro 07, 2005

Clássicos americanos nas novidades da Livros do Brasil



Os últimos lançamentos da editora Livros do Brasil incluem uma série de autores clássicos da literatura norte-americana, nomeadamente Pearl S. Buck e Irving Wallace.

O destaque vai para “O Patriota”, de Pearl S. Buck (na imagem), um original de 1939 que descreve o processo de amadurecimento emocional de um estudante universitário chinês, que vê o seu idealismo destruído pela brutalidade da guerra. Wu I-wan, filho de um banqueiro de Xangai, deixa-se contagiar pelas ideias revolucionárias e acaba por aderir ao Partido Comunista Chinês. Mas este partido, tendo celebrado uma aliança com o Kuomintang, dispõe-se a permitir que Chiang Kai-chek tome Xangai. O pai de I-wan revela-lhe que Chiang traiu os comunistas, após uma negociação secreta com os banqueiros, e se prepara para massacrar os seus ex-aliados. I-wan parte para o Japão e escapa ao que ficou conhecido como o massacre de Xangai, ocorrido em 1927. Contudo, não conseguiu avisar o seu amigo En-lan e a jovem Peonia. Mais tarde, quando estala a guerra sino-japonesa, regressa à China e acaba por combater ao lado dos seus antigos inimigos. “O Patriota” custa 13,5 euros.

De Irving Wallace a Livros do Brasil editou “O Maior Espectáculo do Mundo” (14,50 euros), que conta a história de Phineas T. Barnum, um grande empresário do mundo do espectáculo que viveu na América do século XIX. Em 1871, após uma vida de peripécias, fundou “O Maior Espectáculo do Mundo”, um misto de circo, de jardim zoológico e de museu de horrores.


A Livros do Brasil editou ainda o segundo volume de Obras de Sir Arthur Conan Doyle, “À Espera de Sherlock Holmes” (12,50 euros). Este volume inclui um conto que permaneceu inédito durante quase cem anos e que está ausente das colectâneas dedicadas à obra de Conan Doyle.

Destaque ainda para o número 690 da colecção Vampiro, um volume duplo intitulado “O Meu Ofício é Matar”, de Mickey Spillane, Lawrence Block e outros, uma antologia de contos que custa oito euros. Para além de Spillane e Lawrence Block, há histórias assinadas por Andrew M. Greeley, John Lutz, Warren Murphy, Henry Slesar e outros nomes grandes do romance negro.