O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

segunda-feira, setembro 12, 2005

Estreia dos concertos Promenade no Coliseu com Rui Rio

Susana Ribeiro

A partir do próximo dia 18 de Setembro o Coliseu do Porto inicia o ciclo de dez concertos Promenade que, com uma regularidade mensal, vai contar com a participação de individualidades da cidade como Rui Rio, Pinto da Costa, Belmiro de Azevedo, Carvalho Guerra, Manuela de Melo, Pedro Abrunhosa e Rui Reininho, entre outros.
Os concertos Promenade vão ter lugar aos domingos de manhã, sempre às 11h30, e prolongam-se até Julho de 2006. A direcção artística dos espectáculos está a cargo do maestro Cesário Costa, responsável pela selecção das obras que vão ser interpretadas pelas dez orquestras sinfónicas nacionais. Os concertos serão explicados e comentados pelo professor Jorge Castro Ribeiro e pelos diversos maestros que vão dirigir as orquestras.

Os convidados especiais destas manhãs de domingo, uma vez por mês, no Coliseu, já escolheram a peça que vão apresentar no evento. No próximo dia 18 de Setembro, dia do primeiro Promenade, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, é quem faz a estreia com a peça “Guia da Orquestra para Jovens” de Benjamim Britten, compositor inglês do século XX. A peça vai ser apresentada pela Orquestra Clássica de Espinho.
A parte audiovisual está a cargo da Escola de Artes da Universidade Católica do Porto, já que todos os espectáculos vão ser multimédia.
O preço dos bilhetes é de 10 euros e existe um desconto de 50 por cento para quem comprar ingressos para todos os espectáculos ou para grupos escolares.

“Ensinar a ouvir música”

Segundo José António de Barros, presidente da Associação dos Amigos do Coliseu do Porto (AACP), os concertos Promenade estão orientados para um público jovem e com o objectivo de “dar a conhecer e ensinar a ouvir música” e prevê-se que “as famílias da cidade proporcionem aos mais jovens uma manhã de domingo diferente” em prol da cultura musical. De acordo com o presidente da AACP este “é um esforço no sentido de criarmos novos públicos e audiências mais qualificadas”.
Os concertos sinfónicos Promenade contam, também, com o apoio da Câmara do Porto que distribui, por cada um dos dez espectáculos, 500 bilhetes a jovens das escolas C+S da cidade.

Ópera em Novembro: “O Barbeiro de Sevilha”

Com o lançamento dos concertos Promenade, a AACP relembra também a sua aposta contínua na produção operática onde existe um investimento em “espectáculos de qualidade com parceiros de qualidade”, refere o presidente da associação, recordando as parcerias com o Círculo Portuense de Ópera e a Orquestra Nacional do Porto, assim com as transfronteiriças com o Teatro La Scala de Milão e a Ópera de Bolonha e de Treviso.

Em Novembro, o Coliseu do Porto vai voltar a receber uma super produção com base naquelas parcerias: “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini.
Esta ópera traz à sala portuense os cenários e os principais solistas que venceram o 34º Concurso Internacional de Ópera de Treviso em 2004, assinalando assim o encerramento da produção operática do Coliseu deste ano.

6 Comments:

  • At 13 setembro, 2005 14:01, Blogger rui azeredo said…

    Bem vinda Susana :)

     
  • At 13 setembro, 2005 17:00, Blogger Margarida Araujo said…

    Oi Su...vejo que estás de volta! Beijinhos e xis para ti :)

     
  • At 13 setembro, 2005 17:10, Blogger SusanaRibeiro said…

    Ah pois amiguinhos estou de volta! Não tenho net em casa, mas vou dando uns saltinhos por aqui... Rui e Guida :D miss you a lot!!!
    E também sinto saudades de outras pessoas que sabem que eu sei que elas sabem que eu sei que sentimos saudades umas das outras. ;-)
    Vão mandando novidades para o meu mail pessoal. Jinhos

     
  • At 14 setembro, 2005 13:57, Blogger ines said…

    ora aqui está algo que ainda não tinha lido em lado nenhum. Concertos Promenade com Rui Rio? Pinto da Costa? Belmiro de Azevedo?Só pode ser anedota! Mas qual é o papel deles no concerto?

     
  • At 15 setembro, 2005 21:14, Blogger SusanaRibeiro said…

    Olá Inês. São convidados em dias diferentes!!! E cada convidado apresenta uma peça e o porquê da escolha. A ideia é original e penso que bastante divertida... para quem andar acordado às 11h30 de domingo!

     
  • At 18 setembro, 2005 17:37, Blogger ines said…

    Olá Susana e obrigada pelo esclarecimento!
    Não li este (grande) pormenor dos convidados em mais lado nenhum.
    Eu também acho que vai ser divertido, mas porque há por aí uns convidados que devem perceber tanto de música clássica como o santana Lopes (o dos concertos para violino de Chopin). De qualquer forma é esse o objectivo dos concertos Promenade: levar a música dita erudita a quem não a conhece. Não t~em, no entanto, como objectivo, o aproveitamento político da coisa, mas isso já são outras conversas...
    Continua a informar-nos, abraço.

     

Enviar um comentário

<< Home