O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

quarta-feira, setembro 21, 2005

Polícias manifestam-se em clima de grande tensão

Mais uma vez este ano, os profissionais das forças de segurança vão manifestar-se contra as medidas preconizadas por este Governo que, dizem, afecta os seus direitos adquiridos, designadamente, no que concerne à PSP, por exemplo, o facto de irem receber na reforma apenas 65 por cento do salário bruto.
Os profissionais das forças de segurança vão concentrar-se pelas 17h00 na Praça do Comércio, em Lisboa, devendo depois manifestar-se junto da presidência da República.
“Os subsídios e suplementos que recebemos não contam para efeitos de reforma. O Governo pretende que, indo para a reforma, os profissionais da PSP recebam apenas 65 por cento do salário. A ser assim, iremos receber uma miséria”, referiu um elemento da PSP, salientando que os profissionais desta força fazem serviços extra (os designados remunerados) para fazer face ao “parco salário”.
“O ministro mantém a idade da reforma aos 60 anos, mas continua com a ideia da redução dos salários e de outras regalias e é por isso que nos sentimos defraudados”, frisou um outro polícia. Afinal, salientaram os profissionais ouvidos pelo OCOMERCIODOPORTO.BLOGSPOT.COM, “as regras do jogo foram mudadas quando este já decorria”. Que é como quem diz: acenaram com mundos e fundos para atrair elementos para a PSP e depois puxaram-lhes o tapete.
Inconformados com estas medidas, a instituição policial vive num autêntico barril de pólvora, já que são estas as preocupações que dominam as conversas, seja nos locais de trabalho ou nos momentos de folga.
Tal como OCOMERCIODOPORTO.BLOGSPOT.COM teve oportunidade de constatar em várias ocasiões, o ambiente está ao rubro e há mesmo elementos que se dizem “dispostos a tudo” nesta manifestação: “É para a molhada! Apanha quem vier pela frente. Seja quem for”.
E para prevenir eventuais represálias (leia-se identificação), alguns elementos dizem que irão usar capuzes. Pelos vistos, mostram-se dispostos a tudo.
Aparentemente, poderemos estar na eminência da versão Secos e Molhados II, a exemplo do que aconteceu há mais de uma década em que polícias se viraram contra polícias e foram usados canhões de água para dispersar os manifestantes policiais. Na altura, uns manifestavam-se, enquanto outros eram obrigados a cumprir ordens carregando sobre os colegas. Tudo serviu para tentar conter a manifestação policial: canhões de água e cães. Curiosamente, notou-se que os cães hesitavam em cumprir as ordens dos seus tratadores, porque teriam que ir sobre polícias. Ora, os cães são treinados para não atacar fardas…Resultado: os cães não avançaram sobre os polícias.
Vamos ver como irá decorrer a manifestação.
Esta manifestação é, mais uma vez, promovida pela Comissão Coordenadora Permanente dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança, que inclui a PSP, GNR, SEF, Polícia Marítima e Serviços Prisionais. Porém, sabe OCOMERCIODOPORTO.BLOGSPOT.COM, desta vez mais sindicatos irão associar-se a esta forma de luta.

Manuela Pinto