O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

quarta-feira, agosto 10, 2005

Sugestão de Leitura - A Magnífica, de Isaure de Saint Pierre - Por Jennifer Mota


A Magnífica" de Isaure de Saint Pierre

A ascensão maquiavélica de uma escrava num mundo de homens

Jennifer Mota

O Império Otomano do século XVI é cenário da ascensão de uma mulher, uma escrava russa, que, sem olhar a meios, conseguiu alcançar poder político e dominar o vasto território no tempo do sultão Solimão. A vida da corte, a mesquinhez do harém, a luta fratricida, a civilização muçulmana e o bulício da cidade de Istambul são retratados na obra de Isaure de Saint Pierre, "A Magnífica", publicada em português sob a chancela das Publicações Europa-América. O fausto e o luxo do império, dono de todas as riquezas, decoram a narrativa, que decorre em vários palácios turcos e nem nos campos de batalha deixa de ser presença.
A beleza e a inteligência permitem a Roxelana chegar onde nenhuma mulher havia ousado pensar chegar, tendo conseguido que todos a temessem e respeitassem. Desde pequena, soube que queria ter um destino diferente das trezentas mulheres que, como ela, compunham o harém do sultão (pâdichâh). Escolhida para passar uma noite com Solimão, a sua afirmação começa e aumenta a cada dia, tornando-se rapidamente a favorita do pâdichâh, sendo invejada pelas outras mulheres do harém. Cada filho que nascia era mais uma prova do lugar cativo que havia conseguido na vida de Solimão. O seu riso cativava-o. E, a pouco e pouco, a sua inteligência converte-se em conselhos aplicados na condução dos destinos do Império. Cada nova campanha do exército otomano passa pelo escrutínio rigoroso de Roxelana. Pelo caminho, vão ficando aqueles que constituem uma barreira ao poder desta mulher, que impiedosamente manda liquidar os seus inimigos. Até a rigorosa lei otomana, "A Jovial", como o sultão lhe chamava, conseguiu contornar arranjando primeiro forma de deixar de ser escrava, e depois de casar com o sultão, ao contrário do que os seus antepassados haviam decidido.
O último entrave ao grande objectivo de Roxelana era Mustafâ, filho de Solimão e legítimo herdeiro do trono. Um grande amor pelo filho mais velho do sultão não a deixava agir da mesma forma de com todos os outros…Isaure de Saint Pierre é uma repórter conceituada, apaixonada pela cultura árabe.

DATA DE PUBLICAÇÃO:Maio de 2005

EDITORA:Europa-América

FORMATO:15,5 x 23cm / 272 pp.

PREÇO:18,90 €