O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

quinta-feira, setembro 29, 2005

Sugestão de cinema – “Os Irmãos Grimm”

Terry Gilliam delira no mundo dos contos de fadas

Rui Azeredo

Estreia hoje em Portugal “Os Irmãos Grimm”, mais um delirante filme de Terry Gilliam, o mais “discreto” (e único americano) dos elementos dos Monty Python, mas também o que mais se destacou como realizador, ou não fosse o autor de, por exemplo, “Doze Macacos”, “Brazil” ou “O Rei Pescador”.
Matt Damon, Heath Ledger e Monica Bellucci lideram o elenco de um filme que, contudo, vale mais pela história e pela recriação do ambiente rural místico do início do século XIX na Alemanha ocupada pelos franceses.
Gilliam pegou em duas personagens reais – os irmãos Grimm (Jacob e Will), autores de contos de fadas como Cinderela, Hansel e Gretel, Rapunzel e o Capuchinho Vermelho – e ficcionou as suas vidas antes de se tornarem escritores consagrados. Aliás, com o decorrer do filme assistimos a cenas onde há referências bem explícitas a estes contos; mas estas inserções resultam em pleno num filme já de si delirante e fantástico, com um sentido de humor que, inevitavelmente, tem raízes nos Monty Python.
Nesta história saída da fértil imaginação de Gilliam, os irmãos Grimm formam uma dupla de “exorcistas” especialista em expulsar espíritos e criaturas demoníacas de casas amaldiçoadas em pequenas aldeias. Mas essas criaturas que eles espantam são, afinal, idealizadas e criadas pelos próprios Grimm, como engenhosos mecanismos, de modo a enganar os ingénuos aldeões. Só que, descobertos pelas autoridades francesas, Jacob e Will são obrigados a viajar até Marbaden, na Alemanha, onde desapareceu na floresta uma série de raparigas. E agora vão ter de enfrentar um mundo fantástico e tenebroso bem dentro de uma negra floresta carregada de mistérios e magia.
Excelente ideia bem transposta para o grande ecrã, “Os Irmãos Grimm” destaca-se ainda pelos cenários, pela imagem e pela recriação de ambientes, pecando apenas por alguns (poucos) momentos de “nonsense” exagerado, algo despropositados apesar da “loucura” omnipresente na obra.