O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

domingo, outubro 23, 2005

PSP cercou Área Metropolitana do Porto e deteve 50 pessoas

Agentes da PSP/Porto saíram para a rua em peso esta madrugada e fizeram alguns “estragos” na noite portuense, e não só, pois detiveram 50 pessoas, por diversos tipos de crimes, tendo mesmo apanhado em flagrante dois indivíduos que assaltavam um estabelecimento. Os polícias constataram, mais uma vez, que se continua a conduzir e a beber ao mesmo tempo. A operação “Despertar Outubro” envolveu 400 polícias, alguns dos quais trajados à civil, que se espalharam por pontos-chave de alguns concelhos da Área Metropolitana do Porto, designadamente, Gondomar, Valongo, Porto, Matosinhos, Maia, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim e Santo Tirso.
Os resultados não se fizeram esperar, como verificaram dois indivíduos que foram surpreendidos em pleno “trabalhinho” quando assaltavam uma loja.
Além destes, os elementos da Divisão de Trânsito (DT) detiveram 36 pessoas que conduziam com uma taxa igual ou superior a 1,20 g/l de álcool no sangue. De cada vez que os agentes da DT saem para as ruas há sempre quem acabe a noite na esquadra à conta do álcool a mais.
Contas feitas, já de manhãzinha, foram fiscalizados 1694 veículos, tendo os polícias levantado 310 autos de contra-ordenação por infracções ao Código da Estrada, designadamente condução em excesso de velocidade, desobediência à sinalização policial. Nesta operação, os polícias verificaram, mais uma vez, que muitos automobilistas continuam a conduzir sem seguro, que falta a inspecção periódica, assim como a falta de transferência de propriedade.
E por estes motivos, foram apreendidos seis carros, já que os donos não providenciaram no sentido de terem seguro e o imposto municipal, por exemplo.
Foram ainda detidos sete indivíduos por condução ilegal, dois por posse de haxixe e um por tráfico do mesmo estupefeciente. No total, os polícias aprenderam haxixe que daria para 341 doses individuais.
Na malha da PSP caiu ainda um indivíduo que tinha pendente um mandado de detenção e um outro homem por desobediência. No total, a PSP identificou 406 pessoas.
Esta operação foi muito abrangente, já que além da fiscalização rodoviária, os polícias foram ainda a 49 bares e discotecas, tendo detectado 59 infracções às regras de funcionamento.
Enquanto alguns agentes iam ver como paravam as danças, outros enveredavam pelos bairros do Lagarteiro, S. João de Deus e Cerco do Porto, na cidade Invicta, assim como pelos bairros da Biquinha e Cruz de Pau, em Matosinhos, e o bairro do Sobreiro na Maia.
No fim da operação “Despertar Outubro”, os polícias tinham um pequeno rol de apreensões, designadamente um bastão extensível em metal, uma pistola de alarme, 379 cd, uma aparelhagem de som, um canivete e um Taser ( máquina que efectua descargas eléctricas).

Manuela Pinto

quinta-feira, outubro 13, 2005

Haxixe continua em força nos bairros portuenses

A PSP do Porto deteve três alegados traficantes de haxixe no Bairro de S. Roque da Lameira, nesta cidade, durante o dia de hoje, tendo também apreendido estupefaciente suficiente para 693 doses individuais.
Munidos de dois mandados de busca e apreensão, os agentes da Divisão de Investigação Criminal entraram nas casas dos suspeitos onde encontraram a droga. Trata-se de um pintor da construção civil, de 45 anos, um lubrificador de automóveis, de 25 e de um desempregado, de 21.
Além do haxixe, os polícias apreenderam 23 comprimidos psicotrópicos, os conhecidos Ecstasy, dois carros, cem euros e quatro telemóveis. Foram ainda apreendidos um par de matracas, uma pistola de alarme e diversas facas de cozinha.
Os detidos foram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal.

Manuela Pinto

Notícia de JornalismoPortoNet

(Retirado de
http://jpn.icicom.up.pt/
JornalismoPortoNet
11 de outubro de 2005)

Futuro do "O Comércio do Porto" e "A Capital" pode ser conhecido esta semana

Ex-trabalhadores têm "indicação" que o grupo Prensa Ibérica vai decidir até final da semana. Grupo Lena desiste da corrida pelos títulos.

O futuro dos dois jornais diários portugueses suspensos em Julho pelo grupo espanhol Prensa Ibérica pode ser conhecido até ao final desta semana. O ex-director do "O Comércio do Porto" afirmou ao JPN que a decisão da Prensa Ibérica relativamente às propostas de compra dos títulos deve surgir perto do dia 15 deste mês.
Rogério Gomes acrescenta que a decisão deveria surgir de uma reunião da administração do grupo espanhol que, segundo o ex-director do jornal portuense, está agendada para hoje, terça-feira.

Também a Cooperativa Alternativa de Produção Jornalística, constituída por ex-trabalhadores dos títulos e outras pessoas interessadas na aquisição dos dois jornais, tem a "mesma indicação". "As coisas podem definir-se no final desta semana", afirmou ao JPN Arminda Rosa Pereira, que integra os grupos de trabalho da cooperativa, que tem "vindo a negociar" com a Prensa Ibérica a aquisição dos dois títulos.

Contactado pelo JPN, o representante da Prensa Ibérica em Portugal, António Matos, não confirma nem desmente a informação avançada pelo antigo director do "O Comércio do Porto". "Corresponde a um desejo e não a uma possibilidade", afirma António Matos, sustentando que "é uma declaração de Rogério Gomes, que não é quadro do grupo Prensa Ibérica". "Não há novidades concretas. Quanto mais se fala pior", sublinha.

O JPN pediu esclarecimentos junto da administração do grupo Prensa Ibérica, mas ainda não obteve qualquer resposta.

Grupo Lena não vai comprar

A Sojormedia, "holding" do grupo Lena, de Leiria, para a área da comunicação social, vinha sendo referida como uma das potenciais compradoras dos dois títulos. A empresa teria mesmo apresentado uma proposta à Prensa Ibérica.

O administrador da "holding", Francisco Santos, disse ao JPN que não pode confirmar se a decisão da Prensa Ibérica está para breve porque a Sojormedia não quer comprar os jornais."Estamos concentrados nos outros projectos [de imprensa regional] e não vamos comprar", assegura Francisco Santos, afirmando que o "movimento especulativo" em torno da aquisição dos dois títulos não passa de uma "técnica de venda".

Pedro Rios

quinta-feira, outubro 06, 2005

ADEUS

Caros leitores deste blog chegou a hora de me despedir. Infelizmente penso que se esgotou o modelo deste blog já que, afinal, foram poucos os que contribuiram para de, alguma forma, manter vivo o espírito do COMÉRCIO enquanto dura esta já demasiado longa suspensão do jornal. Foi com muito gosto que para aqui escrevi, como fizeram (e fazem) outros colegas, mas acho que chegou a hora de eu parar até porque já iniciei outra actividade profissional e, portanto, não serei a pessoa indicada para aqui colocar textos. De qualquer forma vou continuar atento ao blog à espera que outros se dediquem a deixar aqui as suas prosas, se possível evitando discussões estéreis que pouco dignifiquem o nosso jornal.

Beijos e abraços e obrigado por tudo

Rui Azeredo

segunda-feira, outubro 03, 2005

Peste & Sida no Blá-Blá

Os Peste & Sida estão de volta aos palcos para um concerto único no Grande Porto, que terá lugar na sexta-feira, dia 7 de Outubro, no Blá-Blá em Matosinhos. A primeira parte do concerto vai ser assegurada pelas bandas Colombia e Or Eleven. O início dos concertos tem hora marcada às 23 horas.