O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

quinta-feira, setembro 22, 2005

o debate 2

Vi e ouvi com muita atenção o debate no canal dois sobre os "fenómenos" Comércio do Porto e Capital. Percebi que a "economia social" pode travar a "economia captitalista". Percebi que o modelo cooperativo é uma forma de gestão. Percebi, claramente, que uma das ideias do Sindicato de Jornalistas, para fomentar emprego, é incentivar desempregados e jovens à procura de primeiro emprego a formarem a própria empresa. Percebi que há núcleos de operários a desenvolver várias soluções para uma solução final. Percebi que a Alternativa deseja engrossar e desenvolver o seu próprio projecto. A utopia dá-me prazer e alimenta-me o sonho. Mas não percebi mais nada. Resta-me apenas a consolação de saber que há grupos económicos interessados em devolver o Comércio às bancas. Mas como avisou Rogério Gomes convém que não se esbarrem uns nos outros em busca do filão espanhol.

9 Comments:

  • At 22 setembro, 2005 17:37, Blogger Ivone Marques said…

    Eu adormeci...

     
  • At 22 setembro, 2005 22:33, Blogger SusanaRibeiro said…

    Muito pouco esclarecedor de facto. E... de debate teve muito pouco!

     
  • At 23 setembro, 2005 01:47, Blogger lorislane said…

    Amigos, mais que um mecanismo juridico (de arranjar tacho), o cooperativismo é uma atitude. Será que os "dinamizadores" (entidade misteriosa) sabem disso? Será que querem saber? Será que Maia sabe com quem se meteu? Estarei aqui para assistir à novela...
    Já agora, o meu pasquim, "planeta diário" de metropolis (alentejo), vai criar uma fundação para a prevenção rodoviária. Se alguém estiver interessado em aderir pode visitar o nosso fabuloso portal:
    http://alternadeira.blogspot.com/
    Só aceitamos dinheiro vivo!

     
  • At 23 setembro, 2005 04:22, Blogger lorislane said…

    Não resisto a contar o final da história, tão básica que ela é. Afinal não se trata de nenhuma conspiração do Politburo, mas o que todos sabem, mas ninguém tem coragem de revelar - a comissão é completamente incapaz. Maia é um idealista e comemorou os 30 anos da experiência autogestionária bem sucedida de "o jornal". Tem um sonho e, agora, uma oportunidade.

     
  • At 23 setembro, 2005 04:28, Blogger lorislane said…

    Os "dinamizadores" também têm um sonho - governar o mundo. Também têm uma oportunidade - dois títulos mortos, mas "altamente capitalizáveis". Mas completamente incapazes e não doutrinados ("bem, temos de admitir que não sabiamos como funcionava uma cooperativa"), penduram-se na boa vontade e ingenuidade de Maia. A incapacidade é tal, que Maia tem de dirigir a reunião de quase constituição cooperativa.

     
  • At 23 setembro, 2005 04:38, Blogger lorislane said…

    Maia é paciente e continua a acreditar nos "dinamizadores". Acredita principalmente no seu sonho. Se for por água abaixo, a culpa não é realmente sua e conseguiu uma boa oportunidade de divulgar o seu sonho. Rogério Gomes acompanha cuidadosamente os "dinamizadores". Desconfia das suas intenções e das suas capacidades, mas a sua veia jornalistica quer certezas. E basta esperar um bocadinho, sem fazer nada, para ter essas certezas...

     
  • At 23 setembro, 2005 04:49, Blogger lorislane said…

    Mas o nó não desfaz e a dúvida persiste. Estarão os velhos a conspirar contra a cooperativa? Claro que sim. Eles sabem que alguém anda a usar o seu trabalho acumulado ao longo de décadas para benefício próprio, sem revelar reais intenções.

     
  • At 24 setembro, 2005 18:38, Blogger © CAMERAMAN METALICO said…

    Heia... as visitas aqui ao vosso blog dão realmente para esclarecer.
    Fiquei a saber que a cooperativa é do PC... que o sindicato é do PC...
    E que os que lá estão a dinamizar querem tacho... Hum
    Bem realmente como o país vai eu já nem quero saber muito se é o PC ou não, eu realmente quero é o trabalho, sirva de tacho a álguem ou não...
    O PSD e o PS só nos dão bons exemplos... e eu dos amarelos graças a Deus eu não quero saber.
    Obrigado por me dizerem algo que eu não sabia...
    CM

     
  • At 25 setembro, 2005 02:33, Blogger lorislane said…

    Mas na realidade o pc (desta vez) não está relacionado. O ponto está na ganância de alguns, na ingenuidade de outros e na atitude comodista de quase todos. Se virem bem, é tudo bastante transparente (não há nada a esconder, quando não há nada) - ou acham que os "dinamizadores" vão alguma vez reconhecer que são completamente incapazes (ou incompetentes...)

     

Enviar um comentário

<< Home