O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

sexta-feira, agosto 05, 2005

Um restaurante com ar de praia

O Restaurante Esplanada Gondarém fica situado junto à praia de Gondarém, na Foz do Douro, Porto, mais ou menos a meio na Avenida Brasil. Como estrutura, o restaurante não será significativamente diferente de outros que ali servem refeições ou simplesmente bebidas na época de Verão, embora a esplanada em si seja uma das mais bem localizadas da zona, dando uma bela perspectiva da praia e de toda a área envolvente.
Naturalmente com consumo obrigatório, é um espaço polivalente onde as pessoas podem, além de tudo o resto, gozar os prazeres do sol deitadas em interessantes sofás, redes ou espreguiçadeiras sem encargos acrescidos.
A esplanada tem como suporte uma sólida plataforma em madeira no centro da qual foi colocado uma espécie de toldo gigante a lembrar as velas de um navio.
A casa é procurada por turistas e gente de vários grupos etários, desde jovens a pessoas mais velhas, algumas que vivem na Foz e sempre frequentaram a praia. Como tem música ambiente e DJ, é também muito procurada para jantares de aniversário.
Com um serviço de qualidade acima da média da oferta naquele troço de praia, que vai deste o Ourigo até às imediações do Castelo do Queijo, a Esplanada Gondarém dispõe de um menu completo de almoços e jantares, com pratos de peixe e carne, e de um serviço mais leve, de “cachorros”, hamburgueres, pregos e várias omeletes, com preços a rondar os 3,5 e os 6 euros.
Quem procura a esplanada para almoçar ou jantar naturalmente escolhe peixe, sendo o “robalo à Jó-Jó” (15 euros) um dos pratos que tem feito mais sucesso. A sua preparação é rápida e sem grandes preciosismos culinários: o peixe passa primeiro pela grelha e depois pelo forno, onde vai gratinar, sendo servido com legumes e batata também gratinada.
A casa aconselha “arroz de marisco” (25 euros 2 p.),“polvo grelhado”, servido com batata cozida com pele e grelos, ou o “bacalhau com broa” (15 euros). De carne há vários tipos de bife, mas pode optar-se também pelo “prego em prato de lombo” (10 euros). Para entrada há “carpaccio” ou “amêijoa branca à Moreiró” .
Embora não seja um sítio para se ir com pressas (como não tem pessoal especializado, o serviço é lento), a Esplanada de Gondarém é um restaurante que justifica plenamente uma visita.

Manuel Morato