O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

quarta-feira, agosto 03, 2005

Obrigado

Quando, há cinco anos, cheguei à Invicta cidade do Porto (nunca percebi porque é Invicta) vindo de Lisboa (também nunca percebi porque é a Capital do Império) e de uma vila perdida no interior do distrito de Leiria (Pedrógão Grande, essa monstruosa localidade), senti-me perdido no meio de camaradas que, em absoluto, desconhecia.

Os serviços eram um tédio. Julgava as pessoas arrogantes. Pouco predispostas a novos contactos.

Estranhei!!

Com o tempo, e porque essa tribo do Desporto, afinal, facilmente encontra maneira de saber receber, voltei a sentir-me perto do Mundo.

Não tenho a certeza se encontrei Amigos. Mas sei que encontrei frutuosos poços de amizade. Pessoas com quem se pode contar.

Amigos. Conheço pouca gente aí do Comércio. Mas eles sabem quem são.

Por isso, e porque sou apenas um leitor profissional do Vosso Jornal que não adormeceu, deixem-me agora, sem lamentações, nem lamechices, agradecer-vos por me terem permitido uma rápida integração.

Estarei sempre por aqui, para pedir e dar dicas.

Afinal, o jornalismo é mesmo isto. Um infindável espaço onde a amizade perdura acima de tudo. Se calhar, chamam Invicta ao Porto, porque ninguém desiste. E sinto que o COMÉRCIO não vai desistir.

"Mesmo na noite mais triste

em tempo de servidão

há sempre alguém que resiste

há sempre alguém que diz não"

                                   Manuel Alegre

 
Sérgio d'Almeida Soares / LUSA

3 Comments:

  • At 03 agosto, 2005 18:21, Blogger Guilherme Soares said…

    Invicta e sempre leal cidade por ter resistido durante cerca de dois anos ao cerco, nos idos de 1832/3, das tropas absolutistas lideradas por D. Miguel. Dos maus.

     
  • At 03 agosto, 2005 18:35, Blogger Juanita said…

    ia explicar-te pessoalmente, mas o gui adiantou-se... acredita que se não fosses boa peça ias corrido daqui;)

     
  • At 04 agosto, 2005 12:00, Blogger Maria said…

    Basta procurar, por exemplo, na Wikipédia:
    "Tem origem num povoado pré-romano. No tempo dos romanos designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal.

    Desempenhou um papel fundamental na defesa dos ideais do liberalismo nas batalhas do século XIX. Aliás, a coragem com que suportou o cerco das tropas miguelistas durante a guerra civil de 1832-34 e os feitos valerosos cometidos pelos seus habitantes valeram-lhe mesmo a atribuição, pela rainha D. Maria II, do título – único entre as demais cidades de Portugal – de Invicta Cidade do Porto (ainda hoje presente no listel das suas armas), donde o epíteto com que é frequentemente mencionada por antonomásia - a «Invicta»)."

     

Enviar um comentário

<< Home