O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

quarta-feira, agosto 24, 2005

Feira: Futebol na Lama espera atrair milhares de espectadores


Dezoito equipas masculinas e seis femininas vão defrontar-se este fim-de-semana no III Torneio de Futebol de Lama, organizado por um grupo de jovens da Várzea, Canedo, concelho da Feira, em parceria com o clube de futebol local. Para este ano a organização espera que o número de espectadores ultrapasse os seis mil do ano passado, porque “o espectáculo promete”.


Francisco Manuel



A lama, do recinto preparado especialmente para receber este evento, volta a ser a principal atracção para uma partida de futebol que junta amigos em equipas que querem vencer, mas fundamentalmente dar espectáculo e fazer a delícia da assistência, que este ano vai poder usufruiu de bancadas montadas para o efeito, uma das novidades deste ano.

Paulo Renato, um dos responsáveis pela organização espera cerca de 270 participantes – 200 homens e 70 mulheres – que vêm de vários locais da região, para participar neste torneio que começa a integrar o roteiro cultural/desportivo do norte do distrito de Aveiro, apresentando-se já grande cartaz de Verão da Várzea.

A modalidade – futebol de sete – tem regras adaptadas, para que se possa jogar no meio do lamaçal, ao mesmo tempo que garante a qualidade do espectáculo. Sem chuteiras, ou caneleiras, os jogadores e jogadoras, entram equipados a rigor, calçando apenas sapatilhas.

“A ideia surgiu há oito anos quando um grupo de amigos, assistiam a um jogo de rugby, disputado num terreno bastante enlameado. Depois foi só pensar fazer uma coisa daquelas, mas com mais lama, e substituir o rugby pelo futebol de sete”, explicou ao COMERCIODOPORTO.BLOGSOPT.COM Paulo Renato. As equipas femininas “vieram por causa de uma reivindicação das namoradas que se recusaram a ficar de fora”.

Depois de cinco anos a fazer deste torneio uma brincadeira para amigos, foi estabelecida uma parceria com o Canedo Futebol Clube, dando outra dimensão ao evento que passou a ser aberto a todos os que queiram aventurar-se a jogar futebol no meio do lamaçal.

Com um orçamento de cerca de 6 mil euros, suportado pela Câmara de Santa Maria da Feira e por várias empresas locais, a organização oferece muita diversão nocturna - dj’s, projecções de áudio e vídeo, malabaristas e cospe-fogo, bem como jogos nocturnos, estando previsto o seu encerramento pelas 4 horas da madrugada.

Toda esta animação tem lugar no campismo criado especificamente para esta ocasião, onde terão todas as comodidades, não faltando os quartos-de-banho montados apenas para estes dois dias.