O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

sábado, agosto 06, 2005

Ex-jornalista do COMÉRCIO edita livro sobre mundial de hóquei em patins


Francisco Manuel (Texto)
Paulo Oliveira (Fotos)

O ex-jornalista do COMÉRCIO, Altino Pires apresentou hoje no Café-Teatro do Cine-teatro Caracas, em Oliveira de Azeméis um livro intitulado “Mundial de Ouro”. As 164 páginas do livro com prefácio do ex-secretário do desporto Hermínio Loureiro, e uma entrevista ao então seleccionador nacional e campeão do mundo, Vítor Hugo, pretende ser um tributo, não só à selecção, como a todos os que de forma directa e indirecta colaboraram neste feito, quer desportivo, quer organizativo. Hermínio Loureiro, Altino Pires e Vítor Hugo

Ao longo das páginas onde estão narrados os factos que considerados como os mais marcantes pelo autor. A aposta no grafismo e na fotografia é a característica dominante da obra que inclui inúmeras fotografias de Manuel Azevedo (Lume Félix) e Paulo Oliveira. A data do lançamento deste livro, é também ela marcante, por coincidir com o dia em que Portugal começa a defender o ceptro conquistado em 2003 em Oliveira de Azeméis. Isso mesmo foi destacado quer por Altino Pires, quer por Hermínio Loureiro, que descreveu este livro como “um avivar de memória ao povo português, que pode a partir de agora ver no papel “os grandes momentos de emoção”, dentro e fora do ringue, que envolveram a caminhada da selecção lusa até à conquista do seu 15º titulo mundial. O “Mundial de Ouro”, segundo ex-secretário de Estado, não “passou ao lado” da “máquina organizativa”, onde pela primeira vez foi criado um sitio na Internet, onde toda a informação estava disponível, bem como a elaboração de um jornal diário – AZ – que teve a participação de inúmeros jornalistas locais e nacionais. Entre os vários destaques Altino Pires não deixou de referir o maior stick do mundo que valeu a entrada para o livro mundial de recordes, “Guiness-book”.
A edição do livro “Mundial de Ouro”, da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, pretende ainda constituir-se num documento histórico para as novas gerações dando a conhecer a grande jornada de promoção do hóquei em patins que foi a realização do Mundial num dos concelhos portugueses com maior tradição na modalidade.
Numa entrevista de seis páginas, o ex-técnico nacional Vítor Hugo conta a sua experiência ao serviço da selecção nacional e o ambiente adverso que encontrou em Oliveira de Azeméis, ultrapassado de forma brilhante pelos jogadores.
Os restantes capítulos abordam aspectos relacionados com a organização do evento, o pavilhão onde decorreu a prova e o percurso da selecção de Portugal até atingir a final disputada contra a Itália.
O livro faz ainda referência a todos os títulos conquistados por Portugal desde o primeiro Campeonato realizado em 1936 na cidade de Stuttgard, na Alemanha.

Altino Pires jornalista do COMÉRCIO entre 1989 e 1999

Natural do concelho de Albergaria-a-Velha, estudou no antigo liceu Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis.
Frequentou o Curso Superior de Comunicação Social na Escola Superior de Jornalismo do Porto.
Efectuou estágios nos jornais Jornal de Notícias, O Primeiro de Janeiro, RDP-Norte e RTP Porto. Desenvolveu a actividade jornalística nos jornais Diário de Coimbra, Diário de Aveiro e O Comércio do Porto, diário onde exerceu funções durante 10 anos (1989-1999).
Após deixar o jornalismo foi assessor de imprensa na Câmara Municipal de Estarreja entre 1999 e 2002.
Produziu assessoria de imprensa nas edições de 2001 e 2002 do Festival Esta – Festival Internacional de Estarreja.
Como assessor de imprensa esteve associado ao 36º Campeonato Mundial de Hóquei em Patins realizado em 2003 na cidade de Oliveira de Azeméis.
Produziu os conteúdos do site oficial do 36º Campeonato Mundial de Hóquei em Patins.
É assessor de imprensa da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis integrando o Gabinete de Comunicação e Imagem.