O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

quarta-feira, agosto 03, 2005

Efeméride: A 3 de Agosto de 1935 morre Bento Carqueja

Há 70 anos atrás, a 3 de Agosto de 1935, morria Bento Carqueja, um dos mais marcantes directores de O COMÉRCIO DO PORTO e um dos vultos mais representativos da cidade do Porto.

Nasceu em Oliveira de Azeméis, em Novembro de 1860. Inicia a sua actividade como jornalista em 1880, colaborando nas páginas de O COMÉRCIO DO PORTO, periódico matutino que seu tio, Manuel Carqueja, dirige. Em 1882, termina o curso livre de Ciências Físico-Naturais e dois anos mais tarde começa a leccionar na Escola Normal do Porto.

Nesse mesmo ano de 1884, morre Manuel Carqueja e os desígnios de O COMÉRCIO DO PORTO passam para as mãos de Bento Carqueja, que carinhosamente lhe chamava de a "Querida jóia da família".

Promoveu e patrocinou iniciativas de instrução e benemerência. Contribuiu para a criação de habitação social, apoiou vítimas de calamidades e epidemias e manteve uma constante preocupação com a população pobre dos tempos da industrialização.