O Comércio do Porto

Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental. Envie as suas mensagens para comercio151@hotmail.com

sexta-feira, agosto 05, 2005

Dia Mundial da Arquitectura dedicado a Fernando Távora

As comemorações do Dia Mundial da Arquitectura, entre os próximos dias 1 de Outubro e 30 de Novembro, são dedicadas ao arquitecto Fernando Távora. A iniciativa é da Ordem dos Arquitectos (OA) que já começou a reunir documentação sobre um dos nomes mais relevantes da arquitectura portuguesa. Nesse sentido, a OA lançou um apelo através do seu boletim informativo a todos aquele que tenham na sua posse "imagens, apontamentos de cadernos de aulas, memórias e histórias, episódios que envolvam a personagem, frases ou aforismos que tenham marcado, trabalhos ou obras que manifestem a sua influência, referências, ou simples depoimentos pessoais" para que os façam chegar à Ordem. Segundo o mesmo boletim informativo, a festa de abertura das comemorações será realizada na Quinta da Conceição, em Matosinhos, um dos projectos mais conhecidos do arquitecto Fernando Távora. Segundo a OA, "A festa marca a afirmação pública da arquitectura, de celebração do espaço colectivo, aberto a todos, no mesmo sentido de uma arquitectura para todos". A celebração do trabalho de Fernando Távora será feita sob dois lemas: a viagem e a aula, por constituirem "motivos de reflexão sobre a sua importância enquanto pedagogo, transmissor de conhecimento baseado na leitura e interpretação da realidade".
Diz quem passou pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto quando Fernando Távora ainda dava aulas que estas eram apaixonantes e inesquecíveis. Quem, como eu, teve a oportunidade de o entrevistar, na altura a propósito do projecto de recuperação do Palácio do Freixo, não vai esquecer a disponibilidade e acolhimento. Não haverá para aí quem queira contribuir para perpetuar a memória do arquitecto?

Bárbara Soares